Evento de pré-lançamento de “Tramas Urbanas al Revés” será realizado
em 9 de abril e conta com apoio do CEFAVELA.
O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) promove, no dia 9 de abril, o pré-lançamento do livro “Tramas Urbanas al Revés”, cuja organização foi coordenada por Liliana María Sánchez Mazo, pesquisadora associada do CEFAVELA e professora da Universidad de Antioquia, em Medellín, na Colômbia, Sergio Moraes Rego Fagerlande, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ); e Luiz Alexandre Lellis Mees, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em seus capítulos, a publicação discute as relações entre políticas públicas, práticas de turismo e participação social em bairros populares das cidades de Medellín, na Colômbia, e Rio de Janeiro, no Brasil. O bate-papo com os autores será às 10h, pelo link https://conferenciaweb.rnp.br/ufabc/pre-lancamento-livro-tramas-urbanas-al-reves.
Liliana María Sánchez Mazo é doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP (2017), mestre em Estudos Urbano-Regionais pela Universidad Nacional de Colombia (2005), Assistente social pela Universidad de Antioquia (2002). Profesora Titular na Universidad de Antioquia, Facultad de Ciencias Sociales y Humanas e pesquisadora do grupo Medio Ambiente y Sociedad (MASO), na linha “Planejamento, Cidadania, Território e Ambiente” y atúa no Laboratório de Estudios e Investigaciones en Ciudades de la Universidade Federal de Río de Janeiro desde 2019. Na actualidade coordena a rede académica “Lo Popular hoy en América Latina”. Participa de pesquisas e processos de extensão universitária em parceria com a prefeitura, comunidades e organizações não governamentais. Com publicações encaminhadas à reflexão do planejamento urbano, política urbana em assentamentos precários, participação popular, transformações recentes em periferias urbanas, turismo e patrimônios populares, metodologias de intervenção e apropriação social do conhecimento.
Sergio Moraes Rego Fagerlande é Arquiteto e Urbanista (FAU UFRJ/1987), tem especialização em História da Arte e Arquitetura (PUC-RJ/1998), fez mestrado (2007), doutorado (2012), e pós-doutorado (2013) em Urbanismo no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROURB-FAU/UFRJ), onde é docente efetivo e participa do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Cidades (LEC). Foi professor Visitante na École d’Urbanisme de Paris (EUP) em 2021, com bolsa de pós-doutorado CAPES PRINT. Coordenou o “Projeto de Pesquisa Políticas urbanas e práticas de turismo em favelas do Rio de Janeiro-Brasil e em bairros populares de Medellín-Colômbia: transformações na apropriação do espaço público”, com a Universidad de Antioquia-UdeA de Medellin e UNIRIO, e participa do Grupo de Pesquisa Cidades Turísticas Litorâneas CILITUR, no Projeto Turismo e Produção do Espaço no litoral brasileiro: processos, conflitos e contradições, em conjunto com diversas universidades brasileiras. Atualmente coordena, ainda, os projetos “Para saber ver a arquitetura: O edifício Jorge Machado Moreira patrimônio cultural da UFRJ” realizado em conjunto com a Universitá della Svizzera Italiana e o Projeto de Extensão “Subúrbio Ferroviário Carioca”. Suas pesquisas são voltadas ao tema de turismo e cidades, se dedicando a pesquisar o turismo de base comunitária e sua relação com patrimônio em favelas, quilombos, subúrbios cariocas e cidades litorâneas brasileiras.
Luiz Alexandre Lellis Mees é mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2000) e doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2017). É professor-colaborador nos programas de Pós-Graduação “Desarrollo y Gestión del Turismo” da Universidade Nacional de Quilmes (UnQ, Argentina) e “Alta Dirección de las Organizaciones” da Institución Universitaria Colegio Mayor de Antioquia (ColMayor, Colômbia). Pesquisa a atividade turística e suas práticas, como foco no território urbano na Colômbia desde 2014 e na Argentina desde 2021. Estuda o fenômeno turístico numa perspectiva multidisciplinar, com ênfase em fundamentos das Ciências Humanas e Sociais. Tem como principais temas de pesquisa: turismo em territórios populares (favelas e bairros populares); turismo e América Latina; cultura material relacionada ao turismo; imagens, imaginários e representações no/do turismo; Teoria das Viagens e do Turismo e Roteiros e guias turísticos.

_____________________________________
Sobre o CEFAVELA:
Com sede na Universidade Federal do ABC (UFABC), o CEFAVELA é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e comprometido com o desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, em articulação com diversas instituições, movimentos e organizações sediadas e comprometidas com a agenda territorial das favelas. O CEFAVELA busca, por meio de uma abordagem interdisciplinar e multiescalar, gerar, articular e disseminar conhecimentos para ampliar a compreensão das dinâmicas territoriais das favelas e as formas de reprodução de desigualdades espaciais, bem como dos limites e potenciais de programas e políticas de melhoria desses territórios no contexto urbano contemporâneo.
_____________________________________
Atendimento à imprensa:
Janaína Simões
WhatsApp: 11-99903-6604
E-mail: comunicacao.cefavela@ufabc.edu.br
Instagram: @cefavela.ufabc