Primeira Nota de Pesquisa do Centro detalha as propostas e será discutida em um seminário online aberto a todos no dia 28 de março.
Em sua primeira Nota de Pesquisa, o Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) traz uma proposta alternativa para se analisar o mercado imobiliário informal e a apropriação social do espaço nas favelas. A pesquisa “Estado, mercado imobiliário e apropriação do espaço nas favelas contemporâneas“, de Jeroen Klink, diretor do Centro, será apresentada em um seminário no dia 28 de março, às 15h, com transmissão online pelo canal da UFABC no Youtube. Os pesquisadores Raquel Rolnik (USP) e Pedro Abramo (UFRJ) participam do evento, como debatedores, com moderação de Rosana Denaldi, vice-diretora do CEFAVELA.
O seminário terá uma exposição de 45 minutos do autor da Nota de Pesquisa, seguido por 15 minutos de fala de cada debatedor. Klink parte de uma revisão detalhada de três chaves analíticas utilizadas pelos cientistas para estudar o tema do Estado, mercado imobiliário informal e apropriação social do espaço nas favelas no século XX, propondo a última como um caminho alternativo que permite avançar na compreensão do tema diante da complexidade desses territórios.

Ele explica que as duas principais chaves analíticas que foram mobilizadas para explicar os assentamentos precários no século passado – a economia política da urbanização informal e a teoria microeconômica dos mercados informais competitivos – tratavam de dinâmicas socioterritoriais específicas: a autoconstrução e o mercado secundário informal nas favelas, respectivamente.
“No entanto, tais chaves analíticas tratam de forma limitada a heterogeneidade e a complexidade dos entrelaçamentos entre Estado, mercado imobiliário informal e novos agentes – como, por exemplo, os agentes ligados à economia ilícita, à economia das plataformas imobiliárias, à finança etc.– que marcam a dinâmica de produção e apropriação do espaço nas favelas contemporâneas”, escreve ele na Nota de Pesquisa.
A partir dessa revisão, o pesquisador explica que é preciso construir chaves teóricas alternativas que permitam avançar na compreensão das novas dinâmicas espaciais nas favelas hoje, incluindo uma leitura do suposto papel destes novos agentes, assim como dos limites e potencialidades que cercam as políticas de urbanização no século XXI.
A ideia, então, é introduzir uma proposta teórica alternativa para dialogar com as favelas brasileiras contemporâneas. Isso requer olhar sob outros prismas para elementos como a autoconstrução e autoprodução, a promoção imobiliária profissionalizada, o fortalecimento de mercados informais com estrutura de concorrência imperfeita, a intervenção estatal em projetos de urbanização, regulação, redução da densidade na favela articulada com produção estatal de unidades novas, regularização com ou sem urbanização.
“A agenda de pesquisa sobre a favela contemporânea requer articular a esfera da promoção imobiliária profissionalizada com a da circulação em mercados imobiliários com concorrência imperfeita voltados para o redesenvolvimento urbano. E esta agenda precisa proporcionar subsídios analíticos para compreender os desafios da política de urbanização numa perspectiva de entrelaçamento do Estado com os agentes sociais, tradicionais e novos, que disputam a produção e a apropriação do espaço nas favelas”, aponta Klink no texto.
Para acessar a Nota de Pesquisa “Estado, mercado imobiliário e apropriação do espaço nas favelas contemporâneas” na íntegra, clique aqui.
Saiba mais sobre o palestrante e os debatedores
Jeroen Klink
Diretor do CEFAVELA, possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987) e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (2000). Acumulou experiência profissional como consultor e pesquisador em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Na Holanda foi membro do corpo docente permanente do Institute for Housing and Urban Development Studies (Universidade de Erasmus – Roterdã). No Brasil, trabalhou durante nove anos no governo local, onde ocupou cargos como Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é Professor Titular na UFABC, onde já ocupou os cargos de Pró-Reitor de Extensão (2006-2008) e Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Reitoria (2009-2010). No período 2012-2015 coordenou o programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (Mestrado e Doutorado). Atua no Bacharelado em Planejamento Territorial, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da Universidade Federal do ABC (UFABC) e no International Joint Master of Science SPRING – Regional Development Planning and Management (joint degree TU Dortmund University/UFABC). Desde 2017 faz parte da coordenação geral do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais da UFABC (LEPUR).
Raquel Rolnik
Professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e prefeita do Campus Butantã da USP, possui graduação (1978) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (1981), doutorado em Graduate School Of Arts And Science History Department – New York University (1995), livre docência (2015) e titulação pela FAU-USP (2017). Coordena o Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LABCidade-FAU/USP). Urbanista, foi Diretora de Planejamento da cidade de São Paulo e consultora de cidades brasileiras e latinoamericanas em política urbana e habitacional. Foi também Secretária Nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades entre 2003 e 2007 e Relatora Internacional do Direito à Moradia Adequada do Conselho de Direitos Humanos da ONU (2008-2014).
Pedro Abramo
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 1982), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ – 1988) e doutorado em Economia Urbana pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris (1994). Realizou estágio de pós-doutorado em Planejamento e Antropologia na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA). Sua vasta produção intelectual no campo da economia urbana e do planejamento, com destaque para a análise do funcionamento dos mercados imobiliários informais, lhe conferiu diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, é professor na UFRJ e professor associado no Lincoln Institute for Land Policy (Cambridge, MA, EUA), além de coordenar o Observatório Imobiliário e de Políticas do Solo (OIPSOLO) da UFRJ. É também professor visitante em diversas universidades internacionais, incluindo a École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (França), a Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), o Korean Research Institute for Human Settlements (KRIHS), em Seul (Coreia do Sul), e a Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona (Espanha), entre outras instituições.
Sobre as Notas de Pesquisa
As Notas de Pesquisa são parte de uma série de iniciativas dedicadas à divulgação dos estudos desenvolvidos no CEFAVELA, com o objetivo de ampliar o alcance das pesquisas, promovendo a sistematização e disseminação do conhecimento produzido. Com as Notas de Pesquisa, o CEFAVELA busca fomentar o diálogo com parceiros, a comunidade científica e demais interessados nos temas relacionados às favelas.
Serviço
Seminário de lançamento da publicação Notas de Pesquisa CEFAVELA “Estado, mercado imobiliário e apropriação do espaço nas favelas contemporâneas”
Apresentação e autoria do texto: Jeroen Klink
Debatedores: Raquel Rolnik e Pedro Abramo
Data: 28 de março de 2025
Horário: 15h
Transmissão pelo canal YouTube da UFABC: https://www.youtube.com/live/ThHFjBP9FsM?si=8HDcfFCFN3IiLW6O