Curso de extensão gratuito e presencial concentrado de metodologias de participação popular para intervenção em territórios populares e para o planejamento e gestão do território.
Turmas
Informações básicas sobre o curso
IMPORTANTE: O CURSO É GRATUITO E PRESENCIAL!
Duração: uma semana, 20 horas.
Público-alvo: Lideranças de comunidades urbanas, favelas e periferias; Assessores técnicos; Organizações da sociedade civil / ONGs; Servidores públicos; Estudantes do campo de Planejamento Territorial (graduação e pós-graduação).
Ementa: O curso aborda metodologias de participação popular e cogestão, incluindo Planejamento participativo; Gestão associada/Cogestão; Informação, consulta e consenso (ICC); Prospectiva participativa; Audiência pública participativa; Consenso intersetorial para conflitos territoriais; Mapeamento participativo para cenários de risco; Conselhos participativos de políticas públicas “sanfona”; Diálogo multilateral; Orçamento participativo; e Redes híbridas “ramo de flores”. As metodologias compõem uma família de metodologias gestadas em diferentes territórios da América Latina e sistematizadas. São apresentadas as metodologias e o curso prevê oficinas práticas com a mobilização de diversas metodologias para a solução de um problema.
Docentes
Héctor Poggiese é professor da FLACSO-Argentina, com ampla experiência prática e docente com sistematização e aplicação de metodologias participativas em diferentes contextos, países e escalas. Fundador da Rede Latino-americana de Participação Popular em Políticas Públicas.
André Pasti é professor da UFABC, pesquisador associado do CEFAVELA. Coordena o grupo de pesquisa Territorial – Território praticado, conjuntura e tecnopolítica na América Latina. Integrante da Rede Latino-americana de Participação Popular em Políticas Públicas.


Foto da Vila dos Criadores (Santos/SP), gentilmente cedida por Natasha Gabriel – acervo do Instituto Elos.