O CEFAVELA – Centro de Estudos da Favela -, com sede na Universidade Federal do ABC (UFABC), é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e comprometido com o desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, em articulação com diversas instituições, movimentos e organizações sediadas e comprometidas com a agenda territorial das favelas.
O CEFAVELA busca, por meio de uma abordagem interdisciplinar e multiescalar, gerar, articular e disseminar conhecimentos para ampliar a compreensão das dinâmicas territoriais das favelas e as formas de reprodução de desigualdades espaciais, bem como dos limites e potenciais das políticas de urbanização e intervenções de melhoria.

PESQUISA
Os estudos e projetos de pesquisa do CEFAVELA estão estruturados em três linhas:
1
Análise de dados espaciais e modelagem para favelas
2
Dinâmicas e transformações socioespaciais, econômicas e ambientais nas favelas
3
Capacidades estatais, limites e potencialidades das intervenções em favelas
As três dimensões de atuação acima proporcionam um ambiente acadêmico-profissional de colaboração, no qual o CEFAVELA desenha e executa projetos de pesquisa específicos.

INOVAÇÃO
Promover o desenvolvimento urbano com moradias dignas, acessíveis e bem localizadas para todas as pessoas exige mais do que pesquisas de ponta que gerem novos conhecimentos – também requer a criação de estruturas inovadoras e colaborativas que incentivem a interação entre pesquisadores, formuladores de políticas, grupos comunitários e outras organizações relevantes comprometidas com esse objetivo.
Embora a transferência de conhecimento acadêmico continue sendo relevante, uma estratégia de inovação mais ampla deve priorizar a constituição de arenas colaborativas que promovam o alinhamento entre a pesquisa e os problemas do mundo real, o aprendizado coletivo e a coapropriação de soluções transformadoras para os desafios sociais.
O CEFAVELA está desenvolvendo ações colaborativas de inovação voltadas à construção de uma comunidade de pesquisadores e profissionais urbanos reflexivos, engajados e comprometidos com a transformação das favelas, estimulando o compartilhamento contínuo de informações e o aprendizado sobre planejamento, gestão e práxis transformadora em favelas.

DIFUSÃO
A reflexão e a busca de soluções para os problemas que envolvem a urbanização de assentamentos precários é um desafio não apenas para o meio científico, mas também para a comunidade profissional envolvida com o desenho e processo de tomada de decisões relativas às favelas e, sobretudo, para as comunidades que vivem nessas áreas. Nesse contexto, reflexões sobre os assentamentos precários devem não apenas tomá-los como objeto de estudo, mas principalmente como espaço de diálogo, aprendizado e coprodução de conhecimentos.
O CEFAVELA tem desenvolvido um plano de comunicação e divulgação científica, em diálogo com as ferramentas e estratégias da comunicação popular, buscando diferentes ações para falar sobre favelas e assentamentos precários com jovens, comunicar-se com o público adulto, tanto geral quanto especializado, e fortalecer a comunicação com as favelas por meio de articulação com as redes de comunicação comunitária e popular já existentes nesses territórios.
