Pesquisadores de diversas instituições se reuniram no dia 1º de novembro, no Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos, no campus da Universidade Federal do ABC (LEPUR-UFABC), em São Bernardo do Campo, para participar da primeira oficina realizada pelo Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) após seu lançamento. A ocasião serviu para se discutir uma Nota Técnica sobre o mercado imobiliário nestes territórios, que deverá ser o primeiro estudo a ser divulgado pelo Centro, no ano que vem.
A versão preliminar da Nota Técnica CEFAVELA 01 – “Redesenvolvimento, renda e reprecarização. Uma nota sobre mercado imobiliário e apropriação do espaço nas favelas brasileiras contemporâneas”, de autoria de Jeroen Klink, diretor do CEFAVELA, foi brevemente apresentada aos pesquisadores participantes da oficina, cujo objetivo foi obter apontamentos para aprimorar o conteúdo antes da publicação. Eles tiveram acesso ao texto completo para leitura prévia, e depois cada participante pôde apresentar seus pontos de vista e sugestões para o autor.
Segundo Klink, a Nota Técnica em construção tem como primeiro objetivo “apontar os desafios no debate teórico sobre a dinâmica socioespacial e apropriação social do espaço na favela no século XXI”. O segundo é contribuir para “a construção de um arcabouço teórico que permita avançar na compreensão das novas dinâmicas de produção e apropriação do espaço nas favelas, assim como dos limites e potencialidades que cercam as políticas de urbanização no século XXI.”
“Trata-se de um tema de fronteira nos estudos nacionais e internacionais sobre o território da favela”, aponta Rosana Denaldi, professora de Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, pesquisadora e vice-diretora do CEFAVELA. “Esta Nota Técnica é um ponto de partida para sabermos como avançar na pesquisa sobre a temática do mercado imobiliário, um assunto que vai mobilizar um grande esforço de pesquisa da parte do CEFAVELA nos próximos anos”, acrescenta Klink.
Também participaram da oficina os pesquisadores Adauto Lucio Cardoso (UFRJ/IPPUR); André Pasti (UFABC); Beatriz Mioto (UFABC); Beatriz Rufino (FAU/USP); Camila Saraiva (UFABC); Camila Caldeira Nunes Dias (UFABC); Ivan Zanatta (UFRJ); Luciana Ferrara (UFABC); e Luciana Royer (FAU/USP).
__________________________________________________
Sobre o CEFAVELA
Com sede na Universidade Federal do ABC (UFABC),o CEGAVELA é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Cepid-Fapesp) que desenvolve pesquisas e promove a formação de recursos humanos e a, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, atuando em articulação com diversas instituições nacionais e internacionais, movimentos e organizações sediadas e comprometidas com a agenda territorial das favelas.