Pesquisadores do Brasil, Argentina e África do Sul estarão na UFABC
no dia 15 de maio para discutir o tema.
O Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) promove, no dia 15 de maio, o seminário “Diálogo Internacional sobre Urbanização de Favelas”, que reunirá pesquisadores nacionais e internacionais para promover um diálogo sobre políticas de urbanização de favelas, abrangendo as soluções adotadas, os impedimentos e desafios enfrentados em diferentes países do Sul global. O evento será realizado no campus da Universidade Federal do ABC (UFABC) em Santo André. As inscrições já estão abertas.
Os palestrantes são Rosana Denaldi, vice-diretora do CEFAVELA, Marie Huchzermeyer, professora da Universidade de Witwatersrand (Wits), na África do Sul, Maria Cristina Cravino, professora da Universidade Nacional de Tierra Del Fuego, Antartida e Islas Del Atlantico Sur, e Ramin Keivani, professor da Universidade Oxford Brookes. Serão discutidas questões relacionadas a três países – Brasil, Argentina e África do Sul. Haverá uma apresentação final que trará reflexões sobre esses casos e a situação no Sul Global, como um todo.
O objetivo do seminário é apresentar uma síntese a respeito de como tem sido realizada a urbanização de favelas em diferentes cidades e países, passando pela caracterização dos assentamentos que têm sido alvo dessas políticas e por questões relacionadas às abordagens físico-urbanística, social e fundiária das intervenções, às formas de financiamento e às limitações desse tipo de ação. Pretende-se oferecer subsídios para uma reflexão crítica sobre o assunto, em um debate aberto para troca de ideias com o público.
Saiba mais sobre os/as palestrantes:
Rosana Denaldi
Atualmente é professora associada do Bacharelado em Planejamento Territorial e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1986), especialização em Política Habitacional e Urbana pelo IHS – Institute for Housing and Urban Development Studies (Rotterdam, 1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2003). Foi secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação da Prefeitura de Santo André (2003-2007) ei Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UFABC (2010-2014). É coordenadora do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos (LEPUR/UFABC). Atua principalmente em pesquisas sobre os temas política habitacional, urbanização de favelas, planejamento urbano.
Marie Huchzermeyer
Ingressou na Escola de Arquitetura e Planejamento da Universidade de Witwatersrand (Wits), na África do Sul, em 2001, após concluir seu doutorado em Sociologia pela Universidade da Cidade do Cabo (UCT) e realizar um estágio de pesquisa em Londres. Desde então, tem atuado como coordenadora do programa interdisciplinar de mestrado em Habitação, além de contribuir com o programa de Planejamento Urbano e orientar alunos de pós-graduação. Entre maio de 2012 e agosto de 2013, exerceu a função de diretora interina da Escola. De 2015 a 2017, ocupou o cargo rotativo de diretora do Centro de Estudos sobre Urbanismo e Ambiente Construído (CUBES). Em parceria com o professor Mfaniseni Sihlongonyane (Wits) e o professor Philipp Misselwitz (Universidade Técnica de Berlim – TUB), é pesquisadora principal do projeto Wits-TUB Urban Lab, uma colaboração de cinco anos (2016–2020) financiada pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Foi responsável por um projeto de Formação Colaborativa em Pós-Graduação, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa da África do Sul (NRF), no período de 2017 a 2019, que envolveu estudantes de doutorado e orientadores da Escola de Arquitetura e Planejamento da Wits, do Departamento de Planejamento Urbano e Regional da Universidade de Venda e do Centro de Futuros Urbanos da Universidade de Tecnologia de Durban. Sua pesquisa concentra-se em políticas de habitação e assentamentos informais em diferentes contextos, abordadas sob perspectivas históricas, políticas e baseadas em direitos.
Maria Cristina Cravino
É doutora em Antropologia pela Universidade de Buenos Aires (UBA), mestre em Administração Pública (UBA-INAP) e licenciada em Ciências Antropológicas pela mesma instituição. É pesquisadora principal do Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), foi professora na Universidade Nacional de General Sarmiento (UNGS), onde atuou como diretora do Mestrado em Estudos Urbanos do Instituto do Conurbano (ICO-UNGS). Atualmente está vinculada ao Instituto de Cultura, Sociedade e Estado da Universidade Nacional de Tierra Del Fuego, Antartida e Islas Del Atlantico Sur. Suas pesquisas se concentram em temas relacionados à urbanização informal, políticas públicas de habitação, conflitos urbanos, judicialização do direito à cidade e representações sociais do espaço urbano, com foco na Região Metropolitana de Buenos Aires. Atua em redes acadêmicas nacionais e internacionais, como a Red Argentina de Asentamientos Informales e a Latin American Studies Association (LASA).
Ramin Keivani
Diretor e professor na School of the Built Environment na Oxford Brookes University, no Reino Unido, atua como editor in chief do International Journal of Urban Sustainable Development. Integra o comitê diretor da Campanha Urbana Mundial da ONU-Habitat e da Rede Global para Habitação Sustentável. Sua pesquisa concentra-se na interseção entre globalização econômica e desenvolvimento urbano, com ênfase em políticas de habitação de baixa renda e acessível, sustentabilidade social urbana e os impactos dos mercados de terras e propriedades sobre a equidade urbana, tanto em economias desenvolvidas quanto em transição.
Programação:
14h – Abertura
CEFAVELA
14h10 – Urbanização de Favelas no Brasil
Rosana Denaldi
14h40 – Impediments to Informal Settlement Upgrading in South Africa
Marie Huchzermeyer
15h10 – Intervalo/Café
15h20 – Política Nacional sobre Asentamientos en Argentina 2015-2025
Maria Cristina Cravino
15h50 – Reflexões sobre os três casos e o Sul Global
Ramin Keivani
16h20 – Debate aberto ao público
17h – Encerramento
CEFAVELA
Serviço:
Seminário “Diálogo Internacional sobre Urbanização de Favelas”
Data: 15 de maio
Horário: 14h às 17h30
Local: UFABC Santo André – Sala 302 A – Bloco B
Endereço: Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André – CEP: 09280-560
Inscrição gratuita em www.bit.ly/formulario-seminario-internacional
O evento terá apresentações em inglês, que terão tradução simultânea para português, e apresentações em português ou espanhol que serão traduzidas para o inglês.