CEFAVELA participa do IV Urbfavelas

Além de ser um dos organizadores do evento, Centro promove oficina e terá
pesquisadores discutindo estudos sobre diversos temas.

Além de ser um dos apoiadores, o Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA-Cepid/Fapesp) participará de diversas atividades programadas para a quarta edição do Seminário Internacional de Urbanização de Favelas (UrbFavelas), que será realizada entre 20 e 23 de novembro, em São Paulo. O evento tem por objetivo reunir pessoas que estudam o assunto ou que atuem profissionalmente neste campo, discutindo as ações em favelas dos pontos de vista teórico e empírico. 

Jeroen Klink e Rosana Denaldi, diretor e vice-diretora do CEFAVELA, respectivamente, vão apresentar os objetivos e linhas de pesquisa do Centro, no dia 21 de novembro, às 9h30, na Mesa Temática “Favela em Pesquisa”. A atividade marca a abertura oficial do evento, que será realizada no Auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI) da Universidade de São Paulo (USP), situado no campus da Cidade Universitária no Butantã, em São Paulo.

“O CEFAVELAS é um dos parceiros na promoção do UrbFavelas IV, e não poderíamos deixar de apoiar este evento, que se consolida como um importante espaço de debate sobre as favelas. Fui a idealizadora do URBFavelas, organizei a primeira edição e colaborei na realização das demais. Vamos lançar o centro na mesa de abertura, e nossa equipe estará presente em várias discussões ao longo do evento”, afirma Rosana Denaldi. Além da participação nas diversas atividades do evento, o CEFAVELA atuou na Comissão Organizadora do evento, sendo representado pela pesquisadora Luciana Nicolau Ferrara. 

Na Mesa “Favela em Pesquisa”, o objetivo é celebrar o lançamento de duas entidades focadas no estudo acadêmico sobre esses territórios e suas populações neste ano de 2024. Além do CEFAVELA, haverá o lançamento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia “A Casa e a Cidade”, ligado à FAU-USP. Os participantes vão trazer a agenda de pesquisa dos dois centros para assentamentos populares. 

Rosana Denaldi também é uma das organizadoras da Mesa 1 “Brasil-Favela: a política nacional recente”, cujos participantes se propõem a resgatar o que foi a experiência da Modalidade Urbanização de Assentamentos Precários do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-UAP), identificando suas potencialidades e os problemas na implementação, para trazer ao debate as novas propostas em desenvolvimento pelo governo federal. A mesa será realizada logo a seguir à abertura no auditório do CDI, das 11h às 13h.

Ela também é coordenadora e uma das palestrantes da Oficina Temática “Urbanização de favelas e a dimensão da precariedade das moradias”, que será realizada no sábado, dia 23 de novembro, mas não no campus da USP no Butantã, e sim  na FAU-USP Maranhão, das 9h30 às 12h. O objetivo é discutir os resultados preliminares do eixo “Características das unidades habitacionais” da pesquisa “Favelas urbanizadas em São Paulo: ambiente construído e apropriação no pós-obra”, financiada pela Fapesp e coordenada por Rosana Denaldi. 

Flávia Feitosa, pesquisadora do CEFAVELA, integra a Sessão Especial Mapas, Dados, Nomes – “Como nomear, sem enquadrar territórios a classificações reducionistas?”, discussão que tem como objetivo tratar do mapeamento e critérios de identificação e grafia das favelas no Brasil, problematizando os desafios da caracterização para intervenção pública. Será realizada no dia 22 de novembro, no prédio da FAU-USP na Cidade Universitária, no Butantã, das 11h às 13h.

Também no dia 22 de novembro, Luciana Ferrara, pesquisadora do CEFAVELA, coordena a Mesa Temática 3 “Favela-Natureza: riscos, saneamento e mudanças climáticas”, que será realizada das 14h às 16h, no auditório do CDI. O objetivo é debater aspectos centrais para se repensar as práticas da urbanização e pós-urbanização, iluminando a dimensão ambiental a partir das infraestruturas de manejo de água, os riscos geotécnicos e o clima. 

Além dessas atividades, pesquisadores do CEFAVELA participam de diversas sessões temáticas, nas quais vão discutir temas como participação social, autoconstrução, remoção e reocupação, produção do espaço e promoção imobiliária, judicialização de ocupações em área de risco, preservação da memória, e trajetória de intervenções. Clique aqui para saber os títulos e quem fará as apresentações, com as respectivas área temática, data e sala.

A programação e os endereços das salas de realização das atividades estão disponíveis em https://www.ivurbfavelas.com.br/programa.  Confira detalhes sobre o evento no site oficial: https://www.ivurbfavelas.com.br/

_____________________________________
Serviço

UrbFavelas IV
Abertura – Mesa Temática “Favela em Pesquisa” 
Mesa 1 – “Brasil-Favela: a política nacional recente”

Quando: quinta-feira, 21 de novembro de 2024 
Horário: das 9h30 às 13h
Onde: Auditório CDI-USP
Endereço: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Campus da Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo.

Sessão Especial 2 – Mapas, Dados, Nomes – “Brasil-Favela: a política nacional recente”
Quando: sexta-feira, 22 de novembro de 2024 
Horário: das 11h às 13h
Onde: Sala 812, 8º Pavimento, Prédio FAU-USP
Endereço: R. do Lago, 876, Campus da Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo.

Mesa 3 – Favela-natureza: riscos, saneamento e mudanças climáticas
Quando: sexta-feira, 22 de novembro de 2024 
Horário: das 14h às 16h
Onde: Auditório CDI-USP
Endereço: Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Campus da Universidade de São Paulo (USP), Butantã, São Paulo.

Oficina Temática – “Urbanização de favelas e a dimensão da precariedade das moradias”
Quando: 23 de novembro de 2024
Horário: sábado, 9h30 às 12h
Onde: FAU-USP Maranhão
Endereço: Rua Maranhão, nº 88, Consolação, São Paulo.

_____________________________________
Sobre o CEFAVELA:
Com sede na Universidade Federal do ABC (UFABC), o CEFAVELA é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e comprometido com o desenvolvimento de pesquisas, formação de recursos humanos, transferência de tecnologia e difusão de conhecimento para a sociedade sobre as favelas, em articulação com diversas instituições, movimentos e organizações sediadas e comprometidas com a agenda territorial das favelas. O CEFAVELA busca, por meio de uma abordagem interdisciplinar e multiescalar, gerar, articular e disseminar conhecimentos para ampliar a compreensão das dinâmicas territoriais das favelas e as formas de reprodução de desigualdades espaciais, bem como dos limites e potenciais de programas e políticas de melhoria desses territórios no contexto urbano contemporâneo.
_____________________________________
Atendimento à imprensa:
Janaína Simões
WhatsApp: 11-99903-6604
E-mail: comunicacao.cefavela@ufabc.edu.br 
Instagram: @cefavela.ufabc